Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Marte Ocultação 2

Ocultação de MARTE pela LUA em 09 de agosto de 2020:

Primeiramente, feliz dia dos Pais!!!

Um raro e belo espetáculo astronômico aconteceu na madrugada do dia 09 de agosto de 2020. Estamos falando da ocultação do planeta MARTE pela LUA.

Apesar da terrível turbulência atmosférica, sereno, muito vento e frio congelante, conseguimos, na medida das condições adversas enfrentadas, registrar esse diferenciado evento astronômico.

No Brasil, a faixa de visibilidade do interessante fenômeno abrangeu as regiões Sul e Sudeste, algumas localidades do centro-oeste e o litoral nordestino. No resto do mundo, a faixa de visibilidade incluiu apenas a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai (e algumas ilhas do Oceano Atlântico).

Ocultação é o fenômeno de desaparecimento temporário de um astro, devido à passagem de outro com maior diâmetro aparente à sua frente, a partir de um determinado ponto de vista.

Conforme a Lua navega em torno da Terra em sua órbita mensal, ela acaba passando em frente das estrelas e, de vez em quando, planetas. Quando a Lua esconde um corpo celeste da nossa visão, dizemos que a Lua ocultou o tal corpo.

As partes interessantes no processo de uma ocultação feita pela Lua ocorrem, primeiramente, quando o objeto é escondido da nossa visão (desaparecimento ou imersão) e, segundamente, quando ele surge novamente (reaparecimento ou emersão).

Do nosso ponto de vista no Observatório Lunar Vaz Tolentino em Belo Horizonte (LAT: 19o 55’ 40.6” S, LON: 043o 55’ 04.1” W, ALT: 898m), o início do desaparecimento de Marte (contato das bordas) aconteceu às 05:44:12 (08:44:12 UT), no limbo noroeste lunar, na região da grande cratera de impacto PYTHAGORAS (diâmetro: 142 km, profundidade: 3,78 km). Durante o evento, Marte estava em fase (87,5 % iluminado) e a Lua estava na fase minguante, 72,7% iluminada, com 19,51 dias de lunação.

Fotos feitas com apenas 1 frame.

09 de agosto de 2020 - Ocultação do planeta Marte pela Lua - Fotos com apenas 1 frame.

Vera_rubin

Maior câmera digital do mundo ...
Maior câmera digital do mundo será utilizada em Observatório Astronômico.
Maior câmera digital do mundo será utilizada no Observatório Vera C. Rubin, anteriormente conhecido como LSST (Large Synoptic Survey Telescope). Maior câmera digital do mundo obtém as primeiras imagens A ... Leia mais

Maior câmera digital do mundo será utilizada no Observatório Vera C. Rubin, ... Leia mais
18/09/2020
Haroldo

Descoberto gás "fosfina" na ...
Descoberto gás "fosfina" na atmosfera de Vênus.
Gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar vida extraterrestre microbiana Fosfina é produzida na atmosfera terrestre por micróbios anaeróbicos (que não precisam de oxigênio) ou pela atividade ... Leia mais

Gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar vida extraterrestre microbiana ... Leia mais
14/09/2020
Marte1

Ocultação de Marte pela LUA no ...
Ocultação de Marte pela LUA no próximo dia 06/09/2020.
Encaminho as informações sobre a ocultação de Marte pela LUA no próximo dia 06/09/2020. Ocultação de Marte em 06 de Setembro de 2020. (Mv= -1.9) Regiões de Visibilidade: ... Leia mais

Encaminho as informações sobre a ocultação de Marte pela LUA no ... Leia mais
03/09/2020