Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Astronautas Mortos Imortalizados na Lua

Os astronautas do ônibus espacial Challenger são imortalizados na Lua:

Apollo é o nome de uma bacia de impacto com 524 km de diâmetro, localizada no interior da gigante bacia Aitken, no polo sul da Lua. Apollo também é uma região identificada como de interesse pela NASA, para o quase finado Programa Constellation, como um local interessante para uma futura exploração lunar tripulada. A Região de interesse do Programa Constellation está localizada no canto sudoeste do mar de lava que preenche uma bacia dentro da outra (bacia Apollo dentro da bacia Aitken).

Com a perda do ônibus espacial (Space ShuttleChallenger, em 28 de janeiro de 1986, sete crateras na borda leste da bacia, foram nomeados pela União Astronômica internacional (IAU), em memória de sua tripulação.

Os nomes são: Gregory Jarvis, Christa McAuliffe, Ronald McNair, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Dick Scobee, Michael Smith.

Foto: Os imortais astronautas da Missão Challenger / NASA.      

                                 

FotoCrateras no centro da bacia Apollo (LAT: 36° S, LON: 209° E), “batizadas” com os nomes dos astronautas do ônibus espacial Challenger ( mosaico LROC, utilizando WAC – largura: 190 km) / [NASA / GSFC / Arizona State University].

 

Crateras Lunares são provisoriamente “batizadas” com os nomes dos astronautas do “Space Shuttle” Columbia.

Os nomes de sete crateras lunares também localizadas na bacia Apollo, foram provisoriamente aprovados pela União Astronômica Internacional (IAU) para homenagear os sete astronautas “Space Shuttle” Columbia, mortos no acidente de 01 de fevereiro de 2003. 

Os nomes são: Husband, McCool, Chawla, L. Clark, M. Anderson, D. Brown, Ramon.

Foto: Os imortais astronautas da Missão Columbia / NASA.

Note-se que as primeiras letras das iniciais foram usadas para Anderson, Brown e Clark, para distingui-los dos nomes de outras crateras já existentes na Lua, que honram as memórias de personalidades com sobrenomes iguais aos dos astronautas. 

                                               

                                                                Foto: - fonte: USGS Astrogeology Center.

Bo!

Boletim Observe! do mês de agosto ...
Boletim Observe! do mês de agosto de 2021.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está ... Leia mais
27/07/2021
Jean_nicolini2

30 anos sem o Astrônomo Jean ...
30 anos sem o Astrônomo Jean Nicolini.
30 ANOS SEM JEAN NICOLINI Por Nelson Travnik* Laureado pela Sociedade Astronômica da França, SAF, com o prêmio “George Bidault d’ Isle”; perpetuado no Observatório Municipal de Campinas com seu nome, na ... Leia mais

30 ANOS SEM JEAN NICOLINI Por Nelson Travnik* Laureado pela Sociedade Astronômica da ... Leia mais
27/07/2021
Ice

Em Campinas há 24 anos, o gelo que ...
Em Campinas há 24 anos, o gelo que veio do espaço - por Nelson Travnik.
C I Ê N C I A Nelson Travnik EM CAMPINAS HÁ 24 ANOS, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Na manhã do dia 11 de julho de 1997, Campinas foi palco de um fato insólito, único talvez no mundo. Nesse dia, entre 6h45 e ... Leia mais

C I Ê N C I A Nelson Travnik EM CAMPINAS HÁ 24 ANOS, O GELO QUE VEIO DO ... Leia mais
12/07/2021
Bo!

Boletim Observe! do mês de julho ...
Boletim Observe! do mês de julho de 2021
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2021 está disponível no ... Leia mais
12/07/2021