Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

GORT, Klaatu barada nikto

 

Os 60 anos do filme "O DIA EM QUE A TERRA PAROU" !

The day the Earth stood still !

Esta é a segunda homenagem que o VTOL faz aos 60 anos dessa magnífica obra cinematográfica americana, marco mundial da ficção científica, lançada em 1951, intitulada “The Day The Earth Stood Still” (O dia em que a Terra parou) !

                                                       

O filme produzido por Julian Blaustain, distribuído pela 20th Century Fox, escrito por Edmund H. North (baseado em peça de Harry Bates) e dirigido por Robert Wise, foi lançado em 1951, tendo como protagonistas, Michael Rannie (no papel de Klaatu, o alienígena que chega a bordo de um disco voador) e Patricia Neal (no papel da jovem viúva Helen Benson, que fica amiga de Klaatu).

 

                                

                                FotoO alienígena Klaatu chegando em paz à Terra.

                                                 

                                                 FotoKlaatu (Michael Rannie) sem a máscara espacial.

excelente e marcante trilha sonora composta especialmente para o filme pelo maestro Bernard Herrmann, ajuda a fazer dessa obra algo inesquecível !

O filme causa grande impacto ao apresentar o grande e poderoso robô Gort, interpretado pelo altíssimo ator Lock Martin, com 2,31m, inserido numa vestimenta prateada como se fosse feito de aço, usando um grande capacete cuja viseira se levantava para disparar raios que desintegravam pessoas e grandes objetos como tanques de guerra.

                                                  

                                                  Foto: O robô Gort disparando raio desintegrador.

                   

                   FotoO robô Gort e o disco voador.

Neste filme, tornou-se clássica a frase proferida pela personagem Helen Benson ao robô Gort, a pedido do alienígena Klaatu, caso lhe acontecesse algum mal:

Gort; “Klaatu Barada Nikto.

                                                                                  

                                                                                  FotoO robô Gort.

O robô Gort (interpretado pelo altíssimo ator Lock Martin) era tido como uma espécie de policial ou justiceiro espacial, que veio junto com Klaatu no disco voador, para protegê-lo em sua missão de alertar aos dirigentes dos países da Terra sobre uma possível tragédia nuclear e uma destruição de nosso planeta por seres de uma federação espacial, caso os povos da Terra não mudassem a conduta violenta em que viviam.

Excelente produção e grande clássico da ficção científica, realmente um marco do cinema mundial, originalmente produzido em preto e branco. Se você ainda não assistiu, procure nas locadoras o original de 1951. Vale realmente a pena !

Bo!

Boletim Observe! do mês de agosto ...
Boletim Observe! do mês de agosto de 2021.
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2021 está ... Leia mais
27/07/2021
Jean_nicolini2

30 anos sem o Astrônomo Jean ...
30 anos sem o Astrônomo Jean Nicolini.
30 ANOS SEM JEAN NICOLINI Por Nelson Travnik* Laureado pela Sociedade Astronômica da França, SAF, com o prêmio “George Bidault d’ Isle”; perpetuado no Observatório Municipal de Campinas com seu nome, na ... Leia mais

30 ANOS SEM JEAN NICOLINI Por Nelson Travnik* Laureado pela Sociedade Astronômica da ... Leia mais
27/07/2021
Ice

Em Campinas há 24 anos, o gelo que ...
Em Campinas há 24 anos, o gelo que veio do espaço - por Nelson Travnik.
C I Ê N C I A Nelson Travnik EM CAMPINAS HÁ 24 ANOS, O GELO QUE VEIO DO ESPAÇO Na manhã do dia 11 de julho de 1997, Campinas foi palco de um fato insólito, único talvez no mundo. Nesse dia, entre 6h45 e ... Leia mais

C I Ê N C I A Nelson Travnik EM CAMPINAS HÁ 24 ANOS, O GELO QUE VEIO DO ... Leia mais
12/07/2021
Bo!

Boletim Observe! do mês de julho ...
Boletim Observe! do mês de julho de 2021
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2021 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de julho de 2021 está disponível no ... Leia mais
12/07/2021