Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

O ATLAS SOLARIMÉTRICO DE MINAS GERAIS.

Dsc_0027_20
07/02/2013

No dia 05 de fevereiro de 2013, uma interessante cerimônia aconteceu em Belo Horizonte, com as presenças do Exmos. Srs. Governador e Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, o Presidente da CEMIG, o Presidente da FIEMG e outras autoridades. O evento solene ocorreu no salão Tiradentes da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, que é a sede oficial do Governo do Estado de Minas Gerais, e nós estivemos presentes, representando a Universidade FUMEC e o Vaz Tolentino Observatório Lunar, na cerimônia de lançamento do ATLAS SOLARIMÉTRICO de Minas Gerais.

A CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), promove o desenvolvimento de tecnologias alternativas de geração de energia. Em 2013, confirma sua preocupação com o planeta ao criar o primeiro volume do ATLAS SOLARIMÉTRICO de Minas, fruto de um profundo trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

O ATLAS SOLARIMÉTRICO de Minas Gerais, foi desenvolvido por iniciativa da CEMIG, juntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a finalidade de mapear em todo o estado, as regiões com maior potencial de produção de energia solar e, com isso, saindo mais uma vez à frente no desenvolvimento de Minas baseando-se em alternativas modernas e sustentáveis, que além de garantir o progresso, atendem às mais modernas expectativas de sustentabilidade e preservação do planeta.

Energia Solar: Fonte de Crescimento Econômico e Bem-Estar.

Entre as diversas fontes de energia renováveis, a solar é um recurso de baixo impacto socioambiental, capaz de atrair oportunidades de investimentos para o setor industrial e, consequentemente, para Minas. Por isso, o conhecimento preciso do potencial solarimétrico do Estado é essencial para agregar confiabilidade e qualidade aos sistemas solares, repercutindo positivamente nos custos da energia gerada.

O recurso solar é necessário para o projeto de sistemas solares por três motivos principais:

- Estudo de localização de usinas solares.

- Predição da produção anual, mensal ou diária da energia gerada.

- Previsão do desempenho temporal e estratégias operacionais.

Em estudos de localização de usinas solares de grande porte, as seguintes variáveis são consideradas:

- Disponibilidade de recurso solar.

- Disponibilidade de terrenos, de preferência com baixa declividade.

- Acessos para transporte de equipamentos de porte ou frágeis.

- Proximidade de linhas de transmissão.

- Disponibilidade local de água de boa qualidade.

A CEMIG vai transformar a luz do Sol na energia dos mineiros. Serão investidos 2,85 milhões de reais:

O projeto prevê o desenvolvimento de um sistema de simulação do potencial para usinas solares fotovoltaicas e termoelétricas, por meio de uma metodologia de estimativa da radiação solar direta correlacionada com dados históricos de radiação solar global.

Além disso, quatro das cinco estações climatológicas já foram instaladas em Diamantina, Jaíba, Paracatu e Uberlândia, para medição da radiação solar e outras grandezas meteorológicas. A remanescente será instalada em Sete Lagoas e, nos dois primeiros anos de operação dessas estações, todos os dados serão reunidos e agrupados aos já existentes, com a finalidade de mapear, com precisão, o potencial solarimétrico e validar as correlações estabelecidas para a obtenção da radiação direta incidente no Estado. Essas informações mais detalhadas serão consolidadas no segundo volume do ATLAS SOLARIMÉTRICO de Minas Gerais, que será lançado no final do projeto.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023