Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE. É POSSÍVEL ?

C_e
31/01/2013

CIÊNCIA  E  ESPIRITUALIDADE .  É POSSÍVEL ?

Por Nelson Travnik* - [email protected]

Neste século em que tudo acontece e se transmite tão rapidamente, a ânsia das pessoas por verdades duradouras vem se tornando cada vez maior. O intercâmbio de informações entre culturas diferentes é ao mesmo tempo estimulante, assustadora e pode ser entendida como um monstro de duas cabeças, capaz de propiciar conhecimento, cultura, tecnologia bem como disseminar todo tipo de ódio, violência e criminalidade. Para isso contribui os filmes e jogos eletrônicos com cenas de indescritível violência. Com anuência dos pais, os brinquedos vão dando lugar a ‘chupeta eletrônica’. Adolescentes armados intimidam colegas, afrontam os professores e promovem chacinas. O resultado é uma sensação de pânico e fragilidade que ameaça polarizar a sociedade a níveis insuportáveis. Neste clima surgem então os oportunistas que se apresentam como única alternativa para nosso “mundo louco”. Nada mais natural a proliferação de novas religiões, novas crenças, profetas e arautos da ‘nova era’ que, graças aos menos esclarecidos, realizam ‘milagres’,  prometem maravilhas e naturalmente acumulam imensas fortunas. Para eles, o inferno e o apocalipse é uma dádiva de Deus.

A astronomia nos mostra que, embora remota, é real a possibilidade da colisão de um asteroide ou cometa com a Terra. Essas colisões fazem parte do processo cósmico de evolução com inúmeras criações e destruições. Na Terra já experimentamos cinco extinções em massa. A última há 65 milhões de anos  dizimou 75% da vida em nosso planeta e nesse ‘pacote’ lá se foram os dinossauros. A maior há 250 milhões de anos extinguiu praticamente  a vida no planeta e foi necessário novo recomeço. A colisão do cometa Shoemaker-Levy com Júpiter em 1994, fosse na Terra, você não estaria lendo esse artigo. Os vestígios de colisões nos planetas, satélites e nos próprios asteroides estão por toda parte. Nesse coquetel de catástrofes, soma-se as violentas transformações geológicas e geofísicas, capazes de provocar a extinção de grande parte da vida no planeta. A ciência nos aproxima da natureza e nos transporta a uma percepção do mundo que pode ser também profundamente espiritual. Albert Einstein (1879-1955) justificava sua devoção à ciência como “sentimento religioso cósmico”, dizendo que a religião sem ciência é coxa e que sem ciência a religião é cega. 

Nesse contexto e raciocínio, poderíamos concluir que fé verdadeira é aquela que justifica o comportamento humano e encara a razão frente a frente em todas as épocas da humanidade: das cavernas as conquistas espaciais. Com este pensamento, com esta filosofia, estaremos incólumes quando ainda nesse século as potentes antenas dos nossos radiotelescópios receberem aquela tão aguardada mensagem: também estamos aqui! A partir desse momento, religiões e crenças terão que se adaptar a realidade da pluralidade dos mundos habitados defendida pelo astrônomo francês Camille Flammarion (1842-1925) em 1862. Como isto irá acontecer, sob que roupagem, só nos resta aguardar.

*Nelson Travnik é astrônomo em Campinas e Piracicaba, SP.

Bo

O Boletim Observe! do mês de ...
O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024.
Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição ... Leia mais

Prezados colegas. O Boletim Observe! do mês de janeiro de 2024 está ... Leia mais
05/01/2024
Tv

Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo ...
Eclipse Solar 14/10/2023 - Marcelo Tavares / BH
Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi possível fotografar o final do evento devido o surgimento de nuvens espessas. Foi utilizado um telescópio Celestron Astromaster LT 80 AZ e filtro ... Leia mais

Seguem as fotos tiradas do Eclipse Solar de 14/10/2023. Infelizmente não foi ... Leia mais
15/10/2023
Jm

Eclipse Solar 14/10:2023 - João ...
Eclipse Solar 14/10:2023 - João Marcos / BH
Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.

Imagens obtidas em expedição na cidade de Juazeiro do Norte / CE.
15/10/2023