Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual
Rima MARIUS: fino canal sinuodo de origem vulcânica.
(créditos: Vaz Tolentino.)

Informações sobre a Foto

Rima MARIUS: fino canal sinuodo de origem vulcânica.

(créditos: Vaz Tolentino.)

Rima MARIUS:

Canal sinuoso de origem vulcânica.

Coordenadas Selenográficas: LAT: 17.0o N, LON: 49.0o W.

Rima MARIUS é um sinuoso e delgado canal de origem vulcânica que inicia com largura de 2 Km, a noroeste da cratera Marius C, sem apresentar nenhuma evidência de ponto de escape ou "desafogador" de lava, caminha na direção nordeste, quando então, faz uma curva para a noroeste, perto da cratera Marius B. Em seguida executa uma guinada para sudoeste e, em seguida, novamente para noroeste, chegando em Marius P, onde então, apresenta largura reduzida para 1 Km, quando, a partir daí, a largura diminui para 500m.

Localizado a nordeste da cratera MARIUS (diâmetro: 40,1 km, profundidade: 1,5 km), este típico canal sinuoso de origem vulcânica, semelhante à uma fina serpentina, estende-se por cerca de 257 Km.

                                           

O selenógrafo Johann Friedrich Julius Schmidt (1825 – 1884) descobriu a longa e fina Rima MARIUS, ao norte da cratera MARIUS em 1862, pois até então não haviam registros sobre sua existência.

No passado, "rilles" ou canais sinuosos na superfície lunar, levaram alguns cientistas a pensar que as linhas curvas foram formadas por cursos d'água ou criados por algum verme gigante. Com o passar do tempo e a evolução dos estudos selenográficos, essas ideias foram suplantadas.

Provavelmente, “rimas” e “rilles” sinuosos, são canais criados no passado lunar, por cursos de lava que fluíam declive abaixo, a partir de uma fonte ou ponto de escape de origem. Isto justifica encontrar essa interessante formação chamada Rima MARIUS próxima ao complexo de domos ou cones vulcânicos da região da cratera MARIUS. "Rilles" e "rimas" podem ser explicados como os restos dos canais de lava que, no passado, contribuíram para o a inundação dos "mares".

Rima MARIUS é uma tênue formação lunar, muito difícil de ser detectada com pequenos e médios telescópios, e realmente testa a habilidade de observadores experientes.

Foto com apenas 1 frame em ‎21‎ de ‎agosto‎ de ‎2010, ‏‎22h37m.

Foto executada com apenas 1 frame em 0‎5‎ de ‎maio‎ de ‎2020, ‏‎21:21:12 (00:21:12 UT).

S_o1

Blog Sky & Observers - edição ...
Blog Sky & Observers - edição agosto / 2020
Blog Sky & Observers - edição agosto / 2020. Chamo a atenção para a ocultação de Marte pela Lua na madrugada de 09 de agosto de 2020. ... Leia mais

Blog Sky & Observers - edição agosto / 2020. Chamo a atenção para ... Leia mais
03/08/2020
Bo!

Boletim Observe! - mês agosto de ...
Boletim Observe! - mês agosto de 2020
Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2020 está disponível no endereço eletrônico mencionado a seguir: http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf Leia a edição atual do ... Leia mais

Nobres colegas. O Boletim Observe! do mês de agosto de 2020 está disponível no ... Leia mais
27/07/2020
S_o1

Sky and Observers - Julho 2020.
Sky and Observers - Julho 2020.
Este mês no Sky and Observers - Julho 2020! Olá pessoal, Neste mês estão publicados no Blog "Sky and Observers" os seguintes assuntos: Coluna: Largue o cel e olhe para o céu #10: M 83 - ... Leia mais

Este mês no Sky and Observers - Julho 2020! Olá pessoal, Neste mês ... Leia mais
09/07/2020