Usa Flag / English Version Bandeira do Brasil / Versão em Português
CURRENT MOON
Lua atual

Ponto Mais Alto da Lua

 

O ponto mais alto da Terra é o pico do Monte Evereste, com seus 8.848m sobre o nível do mar. O ponto mais alto da Lua localiza-se em seu lado oculto, junto à borda leste da Cratera Engel’gradt  (Lat: 05.7o N, Long: 159.0o W, diâmetro: 44 Km), sendo 1.938m mais alto do que o Monte Evereste da Terra, com um total de 10.786m ! Entretanto, existem algumas grandes diferenças entre as duas formações.

 

                                       

                                       A seta vermelha mostra o ponto mais alto na Lua, situado a
                                       10.786m acima do raio médio lunar.   ImagemLRO/NASA.   

O Monte Evereste é uma formação relativamente nova em nosso planeta. Ele foi formado quando placas tectônicas colidiram e elevaram (o que antes era fundo de mar)  para alturas impressionantes, ao longo de cerca de 60 milhões de anos.

O ponto mais alto da Lua é muito mais velho e foi possivelmente formado por pilhas de escombros ejetados na criação da enorme bacia Aitken (2.500 Km de diâmetro e 13 Km de profundidade - uma das maiores bacias de impacto do Sistema Solar) localizada no no polo sul lunar, que é considerada a maior, mais profunda e mais antiga bacia da Lua. O evento cataclísmico que criou a enorme bacia "South Pole–Aitken basin" ocorreu há mais de 4 bilhões de anos.

Uma diferença chave entre os dois pontos mais altos é a inclinação. As laterais do Monte Evereste são muito íngremes, enquanto que, na Lua, a aproximação para o ponto mais alto tem inclinação de apenas 3º.

                                              

                                         Evereste -Imagem: wiredcpu.com   LUA - Imagem: LRO/NASA

Essa diferença justifica-se pois, as duas grandes estruturas foram formadas por dois mecanismos originalmente muito diferentes.   

Fonte: NASA.

Apollo_11_landing_s%e2%81%abite

Reveja a bela imagem do local de ...
Reveja a bela imagem do local de alunissagem da missão APOLLO 11, feita pela sonda lunar americana LRO.
A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou seu melhor visual do local de pouso da APOLLO 11 na Lua. A imagem, que foi lançada em 7 de março de 2012, mostra até mesmo os ... Leia mais

A Câmera da sonda lunar robótica americana Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) tirou ... Leia mais
16/02/2019
Opportunity

Opportunity está inoperante após ...
Opportunity está inoperante após 15 anos de atuação recorde em Marte.
Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em Marte em 25 de janeiro de 2014, está inoperante após 15 anos de atuação recorde no planeta vermelho. Uma das grandes ... Leia mais

Opportunity, o veículo explorador robótico ("rover") da NASA, que pousou em ... Leia mais
13/02/2019
So2

O asteroide (48) Doris em 2019 - ...
O asteroide (48) Doris em 2019 - Blog Sky & Observers!
Caros(as) amigos(as)! O asteroide (48) Doris em 2019! O asteroide (48) Doris em 2019! Um grande e fraterno abraço, Antônio Campos arcampos_0911@yahoo.com.br Visite: http://sky-observers.blogspot.com.br/ ... Leia mais

Caros(as) amigos(as)! O asteroide (48) Doris em 2019! O asteroide (48) Doris em ... Leia mais
03/02/2019